Sabemos da importância de se ter qualidade de vida e que prevenir doenças é fundamental para ter uma rotina equilibrada e produtiva.
Como resultado disso, a Nutricionista Thaís Santana preparou quatro dicas para você se adaptar a essa nova realidade e desfrutar de uma vida com mais leveza e benefícios ao seu corpo.
1ª Dica: Previna doenças consumindo alimentos coloridos
Em primeiro lugar, os diferentes pigmentos que compõem os alimentos são compostos bioativos que desempenham várias funções no organismo.
Assim, o betacaroteno, presente em alimentos de cores amareladas, alaranjadas e vermelhas, é precursor da Vitamina A, que está muito relacionada com a saúde ocular, prevenindo a catarata e degeneração macular, da pele e cabelo.
Sob o mesmo ponto de vista, o licopeno, famoso componente do tomate, ajuda na prevenção de doenças crônicas como câncer, especialmente de próstata, hipertensão e doenças do coração.
Ao passo que, os alimentos roxo escuros são ricos em antocianinas que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante o que ajuda a prevenir doenças como: diabetes, câncer, colesterol alto e doenças do coração.
Por fim, os alimentos verde escuros além da clorofila que tem um potencial antioxidante, são fontes vegetais de cálcio e ferro, importantes para a manutenção de dentes e ossos saudáveis.
2ª Dica: Viva melhor se hidratando mais!
Em segundo lugar, devemos manter nosso corpo hidratado, pois a água participa de vários processos do nosso metabolismo, inclusive controle da temperatura corporal, da lubrificação das fezes e da excreção de substâncias tóxicas ao nosso corpo.
Portanto, beba água ao longo do dia. Seja ao acordar, antes de pegar o ônibus ou carro para trabalhar, quando for ao banheiro, na pausa para o lanche, antes e após a realização de atividade física e na hora de dormir.
Em suma, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a ingestão diária de 2 litros de água por dia. Mas não deixe de consultar um nutricionista para te indicar a quantidade ideal para você.
3ª Dica: Evite ingerir alimentos ricos em sódio, açúcar e gordura saturada
O consumo excessivo de alimentos industrializados ou ricos em sal, açúcar e gorduras é um fator de risco para desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto e esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado).
Então, como um alerta, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alterou as normas para divulgação das informações de rótulos de alimentos passando a ser obrigatório declarar explicitamente quando o produto é rico em sódio, açúcares ou gordura.
Dessa forma, fica mais fácil para o consumidor saber se as quantidades que aparecem nos rótulos são excessivas ou não. Fique de olho nas “lupas” das embalagens e faça boas escolhas!
4ª Dica: Tenha uma alimentação diversificada, saudável e natural
- Ao preparar suas refeições opte por utilizar temperos naturais e dispense os industrializados;
- Consuma sucos naturais sem adicionar açúcar;
- Diversifique e experimente novos alimentos ou novas preparações.
Uma parceira de peso nos dias corridos é a Marmita Fitness, fornecendo refeições de qualidade, leves, saborosas e conscientes, com um cardápio diversificado e atualizado com pratos novos todo mês. E não podemos esquecer da extrema praticidade que ela oferece em nossa rotina.