Você já ouviu falar no movimento “Plant Based”? Essa é uma tendência alimentar que segue uma dieta baseada apenas no consumo de alimentos vegetais. Principalmente frutas, verduras, legumes, grãos e sementes, excluindo ou limitando produtos de origem animal.
Essa dieta propõe um estilo de vida mais sustentável, preocupações com a saúde, questões éticas relacionadas à exploração animal e ambiental. Se você está pensando em adotar a dieta Plant Based saiba que ela pode oferecer muitos benefícios para a sua saúde e bem-estar, desde que tenha orientações médicas.
Como é a alimentação plant based?
É uma dieta rica em vegetais que exclui produtos de origem animal como carne, ovos, laticínios e mel. É composta por alimentos integrais, não processados e ricos em nutrientes. Incluindo frutas, legumes, verduras, grãos integrais, nozes, sementes e leguminosas.
Esse tipo de alimentação pode ser muito benéfica para a sua saúde. Porque, ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, cardíacas, diabetes tipo 2 e até certos tipos de câncer. Além disso, é rica em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. E também auxilia na perda de peso e no processo digestivo.
Qualquer pessoa pode seguir essa dieta?
A princípio, sim. Afinal, a alimentação natural faz bem para a saúde e ajuda nosso organismo de modo geral. Mas cortar totalmente o consumo de carnes e derivados animais pode ser perigoso. Isso pode ocorrer porque o corpo pode ficar com carência de vitaminas ou proteínas presentes nestes alimentos. Por isso, antes de começar a seguir essa dieta consulte um médico e um nutricionista antes.
Tenha em mente que a mudança deve ser feita aos poucos e com orientação. Não é necessário fazer a transição para uma dieta totalmente baseada em plantas da noite para o dia. Por isso, comece com pequenas mudanças, como substituir a carne por proteínas vegetais.
A dieta Plant Based é uma escolha saudável e sustentável. Independentemente do motivo pelo qual você escolher seguir esse estilo de vida, é importante lembrar que a transição deve ser feita gradualmente e que há muitas opções deliciosas disponíveis se você decidiu seguir essa dieta.
Existem muitas opções de pratos deliciosos e nutritivos, com legumes, grãos, frutas e vegetais. Além de receitas criativas e saborosas baseadas nessa dieta. Pensando nisso, criamos um cardápio veggie, com pratos muito saborosos e muito valor nutritivo.